Seria a Copa do Mundo alvo de uma conspiração com campeões previamente definidos?

Publicado: julho 5, 2010 em Futebol

Há mais ou menos quatro anos atrás, durante a Copa do Mundo da Alemanha, li uma matéria da revista semanal Carta Capital, que trazia um questionamento um tanto quanto polêmico: a possibilidade um acerto, entre as empresas patrocinadoras de material esportivo das seleções, numa espécie de rodízio pré-estabelecido, para definir quem seria o campeão do evento.  Nesta matéria, era dito que a seleção campeã seria a italiana, visto que a mesma era a única patrocinada pela Puma que continuava na disputa desta Copa. Dito e feito, a seleção da Itália sagrou-se campeã, derrotando a França, que era patrocinada pela Adidas.

Esta acusação me deixou intrigado e me fez pesquisar acerca de quais empresas tiveram seleções contempladas com o título nos últimos mundiais e, para a minha surpresa (ou não), houve uma espécie de rodízio, seja coincidência ou não (como deixou claro a matéria da revista) entre estas marcas. Por exemplo, a seleção campeã da Copa do Mundo de 1998 foi a França, que tinha como patrocinadora a Adidas. Em 2002, quem se sagrou campeão foi o Brasil, portando Nike. Já a última Copa, como citado, foi vencido pela Itália, que utiliza Puma. Portanto, uma aleatoriedade tão bem distribuída como essa é, no mínimo, estranho. E agora, na reta final da Copa do Mundo da África do Sul, em termos de quantidade de seleções representadas, a teoricamente campeã desde mundial será a Adidas (com Espanha e Alemanha como representantes vivas no campeonato), de acordo com esta espécie de rodízio.

Parece ser difícil de acreditar (eu, como um grande fã do espetáculo chamado futebol quero acreditar que isso seja apenas mais uma teoria estúpida com contornos de conspiração pra boi dormir), contudo existem evidências que corroboram este possível acordo entre estas grandes multinacionais, que com certeza envolve muito dinheiro e vendas de produtos relacionados a estas empresas. Portanto, se esta teoria sagrar-se verdadeira, esperem Alemanha (para mim, favorita) ou Espanha como campeã deste mundial. Sinceramente, espero que esteja errado e que Holanda (ou Uruguai sagrem-se campeões, contudo, cada vez mais acredito que estarei certo. No próximo domingo saberemos.

Obs.: Se a regra seguir, teremos o campeão de 2014 patrocinado pela Nike (seria a vez do Brasil?), 2018 pela Puma etc.

Anúncios
comentários
  1. cléo disse:

    Pois eu acredito que é tudo uma grande conspiração. Assim como acredito que Michael Jackson ainda vive escondido nos confins da África. E negro.

  2. afonso henrique disse:

    cara o brasil tem talento de sobra e nessa copa o brasil não teve talento e sim um padrão tatico muito bom pena que os brasileiros não souberam observar isso! e reconhecer o que o dunga fez porque vale lembrar todos disseram que nem na fase de grupos o brasil passaria
    e chegou nas quartas. com a melhor zaga da copa fato!!!! pena que não tivemos nossos talentos para decidir. pois os que tinham não estavam nem ai…pois prefiriam luxar com seus bens durante a copa..ronaldinho gaucho!! é uma pena que dificilmente ele esteja bem preparado para 2014. na minha opnião creio que a fifa seja uma mafiosa.creio que eles colocam juizes que nao sabe de nada de futebol para participar da copa com isso grande prejudicado é o futebol.pois alguma seleções sai prejudicado.paraguai 98 italia 2002

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s