Duelo: Volcano x Inferno de Dante

Publicado: setembro 20, 2010 em Cinema, Duelo

Por coincidência ou não, o ano de 1997 recebeu dois filmes com temas bastante similares. São estes Volcano – A Fúria (não sei por que os responsáveis pela tradução e adaptação dos filmes – e dos títulos dos mesmos – no Brasil insistem em colocar esses complementos redundantes), produção da Twentieth Century Fox lançada em abril e Inferno de Dante (Dante’s Peak), da Universal Pictures, com lançamento em fevereiro. Ambos tratam de catástrofes naturais em centros urbanos, provocadas por erupções vulcânicas.  Contudo, apesar das premissas um tanto quanto esquisitas (para não se dizer fantasiosas demais), os dois longas são divertidos e apresentam bons momentos de entretenimento ao espectador.

Poster americano

O primeiro, estrelado pelo carrancudo Tommy Lee Jones (vencedor do Oscar pelo filme O Fugitivo, de Andrew Davis), concentra-se mais no perímetro urbano de uma grande metrópole (Los Angeles) mas, como na maioria dos filmes do gênero, foca mais nos problemas familiares do núcleo protagonista do que na população e sua relação com os trágicos eventos naturais. Quanto ao que realmente importa em produções do gênero, os efeitos digitais até que se mantêm verossímeis, mesmo após esses mais de 10 anos de distância entre o lançamento do longa nos cinemas e sua visualização hoje. Por fim, o grande mérito de Volcano – A Fúria é não perder tanto tempo com um clima de suspense fajuto, já que com menos de meia hora de projeção já conferimos a “lava assassina” atacando a população. Uma diversão despretenciosa.

Poster americano

O Inferno de Dante tem um estilo menos frenético, procurando apresentar com calma os personagens principais da trama e como eles se relacionarão no decorrer do filme. Estrelado por Pierce Brosnan (o agente 007 dos filmes Goldeneye e O Amanhã Nunca Morre, dentre outros) e Linda Hamilton (a eterna Sarah Connor de O Exterminador do Futuro), o longa investe bastante na tentativa de situar o espectador acerca o universo dos geólogos, apresentando diversos termos técnicos, além de equipamentos de leitura de calor etc. Com isso, O Inferno de Dante demora um pouco para partir ao que realmente interesse neste tipo de filme, a catástrofe em si. Entretanto, quando esta surge, a tensão na para mais. O diretor Roger Donaldson (de filmes como Cocktail, com Tom Cruise e 13 Dias que Abalaram o Mundo, com Kevin Costner) comanda bem este filme evento, apresentando boas tomadas aéreas e tentando investir ao máximo na construção dos personagens, contudo o roteiro não ajuda muito nesse sentido, já que tenta nos convencer de que mais importante do que o “evento natural” é o relacionamento relampago dos personagens de Brosnan e Hamilton.  No entanto, apesar de não ser perfeito (muito menos ele busca isso), o filme diverte e entrega quase tudo aquilo que se espera deste tipo de produto.

E qual seria o resultado deste duelo de filmes clichês? Bem, temos aqui praticamente um empate técnico, visto que, mesmo com toda a boa intenção das produções, ambos os filmes são bastante frágeis em suas narrativas e só conseguem prender a atenção do espectador devido ao carisma de seus intérpretes principais. Contudo, para não ficar em cima do muro, talvez Volcano – A Fúria (que subtítulo incrível) sejaum pouquinho mais interessante, já que dá mais destaque (não quer dizer profundidade) as ações e ao trabalho das tropas de resgate (bombeiros, mebros da segurança nacional etc.) durante a tragédia. Contudo, os dois filmes são interessantes para se estudar um pouco sobre a estética dos filmes de tragédia concebidos por Hollywood.

:: Trailers ::

VOLCANO

Áudio em Inglês, sem legendas.

INFERNO DE DANTE

Áudio em Inglês, sem legendas.

:: Links ::

Volcano:

Adoro Cinema (Sinopse, Ficha Técnica e Fotos)

The-Numbers (Bilheterias, Orçamento etc.)

Inferno de Dante:

Adoro Cinema (Sinopse, Ficha Técnica e Fotos)

The-Numbers (Bilhererias, Orçamento etc.)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s