Não vou me ater a sinopse desta obra. Caso você não conheça ou queira se conhecer o que é A Guerra dos Tronos (A Game of Thrones, no original), sugiro que clique aqui ou acesse alguns dos sites relacionados ao final do post. O que objetivo colocar aqui nada mais são do que minhas impressões sobre este primeiro capítulo da série Crônicas de Gelo e Fogo, do escritor norte-americano George R. R. Martin. Sendo assim, vamos a elas.

Primeiramente, A Guerra dos Tronos é uma obra político-socio-comportamental disfarçada de fantasia. Ou seja, sua atratividade encontra-se no conflito de cada um dos (vários, por sinal) personagens apresentados. Apesar do cenário da obra ser um universo fictício, em uma época fictícia, o enredo atrae devido à excelente construção das personalidades dos personagens que habitam este “mundo fantástico”, que refletem diretamente nossas próprias características como seres humanos.

Fragilidade, egoísmo, altruísmo, honestidade, traição, sacrifício, idealismo, fé, dúvida, ganância, covardia, mesquinheza, manipulação. Estes e outros atos/sentimentos do homem são refletidos e discutidos na obra, através do entrelaçamento dos diversos personagens que nos são mostrados nas mais de 500 páginas deste capítulo inicial, onde reis são depostos, traições são recorrentes e a honra, moral e rentidão são cada vez mais postos de lado. Reflexo dos nossos dias?

Contudo, apesar do grande destaque da obra ser o de se aprofundar na análise das várias faces do homem, se o enredo/trama que move este universo não tivesse qualidade, a obra não se sustentaria. E esta, apesar de não ser de fato completamente original, ganho o leitor pelo forte apelo racional, visto que apesar do livro possuir uma ambientação e ter como cenário um lugar/período classificado como fantástico, a aproximação desse universo com o nosso nos transporta de imediato a este lugar  dotado de cavaleiros, espadas, “dragões” e reinos. Portanto, indico esta obra até mesmo àqueles que não são entusiastas do gênero, pois estes poderão apreciar o riquíssimo subtexto da obra. Para aqueles que são fãs do estilo, com certeza serão surpreendidos pela complexidade e riqueza da obra como um todo. Nesta obra, o importante não são as personagens, mas sim as características (qualidades e defeitos) que formam e fazem estes personagens serem o que são, assim como acontece com todos nós.

Série de TV

Por fim, é válido citar que a série de livros Crônigas de Gelo e Fogo estão sendo adaptadas para a televisão, através de um seriado bancado pelo canal norte-americano HBO (que possui alta credibilidade, sendo responsável por excelentes produtos seriados- de gêneros diversos – como Família Soprano, Band of Brothers, The Pacific, True Blood, Oz, dentre outros, além de vários filmes feitos para TV que volta e meia são premiados pelo Globo de Ouro e/ou Emmy). Cada temporada da série (com média de 12 capítulos, por temporada) adaptará um dos livros de Martin.

A primeira temporada, que adapta este A Guerra dos Tronos, estreará no próximo dia 17 de abril, nos Estados Unidos. E, a julgar pelos vídeos lançados até o momento, incluindo uma prévia de 14 minutos do episódio piloto, esta super-produção será bastante fiel a obra mãe. Portanto, um produto imperdível. No entanto, a estréia em terras brasileiras ainda não foi definida, mas com certeza não demorará muito. Agora é só aguardar. Enquanto isso, sugiro que comprem o livro e entrem nesse mundo de cabeça. Uma obra que merece ser lida e, conseqüentemente, discutida.

:: Links::

Sinopse de A Guerra dos Tronos (Game of Thrones): Wikipédia (pt-br)

Sinopse das Crônicas de Gelo e Fogo(A Song of Ice and Fire): Wikipédia (pt-br)

Site oficial da série de TV: HBO’s Game of Thrones

Game of Thrones BR (maior portal de informações da série de livros e TV do Brasil)

Primeiro capítulo de A Guerra dos Tronos grátis para leitura: Omelete

Galeria de Imagens de A Guerra dos Tronos: Google Imagens

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s