Game of Thrones – Episódio 1: The Winter is Coming

Publicado: maio 10, 2011 em Séries, TV
Tags:, , , , , , ,

Semanalmente publicarei minhas :: Impressões :: sobre cada capítulo da série Game of Thrones, conforme esta seja exibida pela HBO Brasil. Segue abaixo o texto sobre o episódio piloto. Boa leitura (e comentem)!

Podendo ser traduzido livremente como “O Inverno Está Chegando”, este primeiro episódio da série Game of Thrones é sublime. Raramente vi uma adaptação, independente da mídia, ser tão equilibrada entre fidelidade a obra original e apresentar liberdade poética em sua estrutura. E este episódio piloto da série consegue isso com sobras. Dos diálogos muito bem encaixados e fiéis ao livro em que a série se baseia, ao design que transporta o espectador de imediato a este universo “medialesco” e, por que não, sombrio, “The Winter is Coming” beira a perfeição: atuações brilhantes que transparecem toda a essência dos personagens (que já eram bastante tridimensionais na obra escrita) e um ritmo, se não ágil, bastante tenso e interessante, focando dezenas de personagens com um ótimo senso de tempo dedicado a cada um deles, sendo que obviamente a série nos mantém mais tempo em Winterfell, visto que o expectador necessita de um ponto de vista direcionado para compreender melhor a obra, além de imergir de maneira mais direta nesta.

A transição dos núcleos de personagens deste episódio foi um dos diferenciais que contribuíram para o êxito do mesmo, visto que  a transposição de um núcleo para outro nunca soa forçada. Outro aspecto positivo encontra-se na competente estrutura do roteiro, que condensa alguns capítulos da obra escrita em pouco mais de uma hora de projeção (passa num piscar de olhos), reestruturando de forma diferente a do livro. Este nos mostra o ponto de vista de diversos personagens deste universo a cada capítulo, já a série nos apresenta uma aglomeração destes pontos de vista sob o olhar de uma espécie de narrador onipresente, que não necessariamente um personagem da história.

Um início fantástico para esta série que contará com 10 episódios (pelo menos sua primeira temporada). Infelizmente, a estréia nos Estados Unidos decepcionou um pouco os produtores, visto que a audiência esperada foi abaixo das expectativas (pouco mais de 1,5 milhão de pessoas conferiram Game of Thrones), não conseguindo assim superar a maior audiência de um seriado do canal em estréias, que aconteceu ano passado com Boardwalk Empire (por sinal, outra excelente série). Contudo, isto não é demérito nenhum para Game of Thrones, que se mostra (por enquanto) um excelente produto. Fica aqui então a ansiedade para o próximo capítulo, que será exibido neste próximo domingo.

Anúncios
comentários
  1. […] posso dizer desde já que a série tem tudo para ficar entre as três melhores de 2011, ao lado de Game of Thrones e The Killing. Potencial existe, basta apenas desenvolvê-lo episódio a […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s