:: Sinopse ::

Numa clínica geriátrica, Duke, um dos internos que relativamente está bem, lê para uma interna (com um quadro mais grave) a história de Allie Hamilton (Rachel McAdams) e Noah Calhoun (Ryan Gosling), dois jovens enamorados que em 1940 se conheceram num parque de diversões. Eles foram separados pelos pais dela, que nunca aprovaram o namoro, pois Noah era um trabalhador braçal e oriundo de uma família sem recursos financeiros. Para evitar qualquer aproximação, os pais de Alie a mandam para longe. Por um ano Noah escreveu para Allie todos os dias mas não obteve resposta, pois a mãe (Joan Allen) dela interceptava as cartas de Noah para a filha. Crendo que Allie não estava mais interessada nele, Noah escreveu uma carta de despedida e tentou se conformar. Alie esperava notícias de Noah, mas após 7 anos desistiu de esperar ao conhecer um charmoso oficial, Lon Hammond Jr. (James Marsden), que serviu na 2ª Grande Guerra (assim como Noah) e pertencia a uma família muito rica. Ele pede a mão de Allie, que aceita, mas o destino a faria se reencontrar com Noah. Como seu amor por ele ainda existia e era recíproco, ela precisa escolher entre o noivo e seu primeiro amor.

:: Impressões ::

Já tinha deixado claro no comentário sobre o filme Querido John que não sou leitor de Nicholas Spark, muito menos entusiasta das adaptações cinematográficas de suas obras. Contudo, apesar de nutrir larga resistência ao culto a um filme em específico baseado numa obra do autor (o intragável, pelo menos para mim, Um Amor Para Recordar), sempre achei interessante as adaptações que pude conferir, residindo inclusive em Diário de uma Paixão a primeira destas que assisti. Tive uma impressão mais do que positiva da obra anos atrás. Sendo assim, hoje decidi conferir novamente a obra (dessa vez em inestimável companhia) e, apesar de algumas ressalvas não absorvidas na primeira exibição, o filme continua belo e interessante em sua inocente e muitas vezes excessivamente doce trama.

É correto afirmar que Diário de uma Paixão (que, no meu ponto de vista, deveria ter sido batizado simplesmente de O Diário ou O Caderno) é um filme honesto, que trata de forma clássica – como só o cinema consegue fazer – de um tema tão conhecido, mas ao mesmo tempo tão particular que é o amor. Mesmo que em alguns (poucos) momentos a sacarose peque pelo excesso ou até mesmo uma ou outra cena que caberia melhor numa novela, Diário de uma Paixão conquista por não apresentar um história puramente linear, já que a viagem através da história amor dos personagens principais da trama (vividos com carisma pela dupla Ryan Gosling e Rachel McAdams) é apresentada através de flashbacks advindos da narrativa contada pelo personagem de James Garner à personagem da veterena Gena Rowlands (a título de curiosidade, mãe do diretor do filme, Nick Cassavetes). E é justamente essa narrativa não linear, com um certo tom de mistério, que transforma o filme em algo mais do que o mesmo aparentemente tem a oferecer. Isso, aliado ao excelente elenco (completado por James Marsden e Joan Allen), além da direção contagiante de Cassavetes (que parece se dar bem em filmes carregados de emoção, vide títulos como Um Ato de Coragem e Uma Prova de Amor, que o mesmo também dirigiu).

Sendo assim, apesar do atraso (este post caberia melhor no final de semana do dia dos namorados), Diário de uma Paixão continua uma obra válida, princalmente para conferir ao lado da pessoa amada, além de ser, junto ao filme Querido John, as obras baseadas em livros de Nicholas Spark recomendadas para quem aprecia bons filmes de romance, que não o tratem como imbecil, mas que tragam algo em troca ao expectador, seja uma “lição”, uma mensagem ou até mesmo um sentimento de que o que você deseja para a pessoa amada pode dar certo. Um filme que literalmente diz: Foda-se o mundo. Entregue-se de cabeça a quem você gosta. Ame!

Elenco: Ryan Gosling, Rachel McAdams, James Marsden, James Garner, Gena Rowlands e Joan Allen.

:: Ficha Técnica ::

Título original: The Notebook

Gênero: Romance

Duração: 121 min.

Ano de lançamento: 2004

Site oficial: http://www.thenotebookmovie.com/

Estúdio: New Line Cinema / Gran Via / Avery Pix

Distribuidora: New Line Cinema / Warner Bros.

Direção: Nick Cassavetes

Roteiro: Jeremy Leven, baseado em livro de Nicholas Sparks

Produção: Lynn Harris e Mark Johnson

Música: Aaron Zigman

Fotografia: Robert Fraisse

Direção de arte: Scott Rittenour

Figurino: Karyn Wagner

Edição: Alan Heim

Efeitos especiais:Custom Film Effects / Bob Shelley’s Special Effects International Inc.

:: Trailer ::

:: Links ::

Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema

Fichas no IMDB:

Nick Cassavetes (Diretor)

Ryan Gosling

Rachel McAdams

James Garner

James Marsden

Gena Rowlands

Joan Allen

Comentários sobre o filme Querido John

Anúncios
comentários
  1. Diga-se de passagem, que o filme não teria sido mais amoroso se não estivesse ao seu lado, lindo Téo! O filme é ingenuinamente ótimo de assistir. Considero como um convite ao: Desconsidere qualquer pensamento “lógico” seu e entregue-se ao amor! E por isso é belo! Um bom filme para qualquer época, porém, se quiser sentir-se mais enamorado(a), assista em datas especiais, com uma bela companhia e entreguem-se!

    ;_

  2. […] Comentário do filme Diário de uma Paixão Capa da edição brasileira de "Querido John", da editora Novo Conceito. Like this:LikeBe […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s