Em DVD/Bluray: O Discurso do Rei (2010)

Publicado: julho 2, 2011 em Cinema, Em DVD/Bluray
Tags:, , , , , , ,

:: Sinopse ::

Desde os 4 anos, George (Colin Firth) é gago. Este é um sério problema para um integrante da realiza britânica, que frequentemente precisa fazer discursos. George procurou diversos médicos, mas nenhum deles trouxe resultados eficazes. Quando sua esposa, Elizabeth (Helena Bonham Carter), o leva até Lionel Logue (Geoffrey Rush), um terapeuta de fala de método pouco convencional, George está desesperançoso. Lionel se coloca de igual para igual com George e atua também como seu psicólogo, de forma a tornar-se seu amigo. Seus exercícios e métodos fazem com que George adquira autoconfiança para cumprir o maior de seus desafios: assumir a coroa, após a abdicação de seu irmão David (Guy Pearce).

:: Impressões ::

Vencedor das principais categorias do Oscar e do Globo de Ouro 2010 (Filme, Direção e Ator), O Discurso do Rei é de fato um bom filme, contudo toda a “espetacularidade” apontada pela imprensa (e carimbada pelas premiações conquistadas) não é verdadeira. Dirigido de forma competente (leia-se didática) pelo inglês Tom Hooper (que comandou o também interessante Maldito Futebol Clube, de 2009), o filme, baseado em fatos reais, transmite nada mais do que o velho conceito de mestre e pupilo tão utilizado na maioria das obras (cinema, literatura, teatro etc.) da cultura ocidental, onde temos um ser humano promissor (no filme o príncipe Albert), porém dotato de um grande”defeito” ou falha, que através da ajuda de um mestre (no caso o “fonoaudiólogo” Lionel) consegue superar este defeito/falha, superando barreiras, cuminando assim num ser humano melhor.

Sendo assim, O Discurso do Rei não é um filme medíocre. Longe disso. Apenas é mais um bom produto qu talvez não vença a barreira do tempo e seja citado como marco do cinema, por exemplo, visto que se sua  relevância como obra cinematográfica já é debatida com fervor hoje, quiçá daqui a dez ou vinte anos. Tal como O Vencedor, por exemplo – que por sinal foi seu “rival” na disputa do Oscar e do Globo de Ouro nas categorias vencidas por O Discurso do Rei -, este filme apresenta grandes atores em grandes atuações – o vencedores do Oscar Colin Firth, além de Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce e Michael Gambon, por exemplo -, contudo seu enredo não se mostra tão atrativo quanto os personagens da trama. Sendo assim, fica aquela ligeira impressão de que, caso o longa não contasse com intépretes tão competentes, o mesmo não seria assim tão bom.

Depois de conferir grande parte dos dez filmes indicados ao Oscar do ano passado e, agora, após finalmente ver O Discurso do Rei, não tenho dúvidas de que o mesmo, no meu ponto de vista, não deveria ter saído com o grande prêmio daquela noite, já que filmes como Cisne Negro, A Rede Social e Toy Story 3 (isso mesmo) são mais completos como um todo, apresentando uma unidade narrativa, técnica e de atuação ímpar, sem nunca esbarrarem na preguiça de apresentarem apenas o convencional – aspecto este que infelizmente O Discurso do Rei abraça, fazendo do mesmo não uma obra ruim, mas uma obra longe de ser considerada a melhor do ano (fato este assinalado pela Academia ao presenteá-lo com Oscar).  Por fim, vale muito a pena vê-lo – principalmente para “conhecer” um pouco a respeito desta figura que marcou nossa história recente, o rei da Inglaterra George VI -, contudo não espere nenhum grande espetáculo, a não ser pelo banho de atuação do elenco principal.

Elenco: Colin Firth, Geoffrey Rush, Helena Bonham Carter, Guy Pearce, Derek Jakobi, Timothy Spall e Michael Gambon.

:: Ficha Técnica ::

Título original: The King’s Speech

Gênero: Drama

Duração: 118 min.

Ano de lançamento: 2010

Site oficial: http://www.kingsspeech.com

Estúdio: The Weinstein Company / UK Film Council

Direção: Tom Hooper

Roteiro: David Seidler

Produção: Iain Canning, Emile Sherman, Gareth Unwin, Simon Egan e Peter Heslop

Música: Alexandre Desplat

Fotografia: Danny Cohen

Direção de arte: Netty Chapman

Figurino: Jenny Beavan

Edição: Tariq Anwar

:: Trailer ::

(1080 p)

:: Links ::

Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema

Fichas do IMDB:

Tom Hooper (Diretor)

Colin Firth

Geoffrey Rush

Helena Bonham Carter

Guy Pearce

Michael Gambon

Timothy Spall

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s