Filme Clássico: Notas Sobre um Escândalo (2006)

Publicado: julho 23, 2011 em Cinema, Filme Clássico
Tags:, , , , ,

:: Sinopse ::

Barbara Covett (Judi Dench) é uma professora solitária e dominadora, que controla com mão de ferro os alunos de uma decadente escola pública de Londres. Barbara vive apenas com seu gato, Portia, não tendo amigos nem parentes. Sua vida muda quando a escola em que trabalha contrata Sheba Hart (Cate Blanchett) como a nova professora de artes. Sheba parece ser a amiga com que Barbara sempre sonhou, atenciosa e leal. Porém quando Sheba passa a se envolver com Steven Connolly (Andrew Simpson), um de seus alunos mais jovens, esta amizade torna-se perigosa, pois Barbara ameaça revelar seu segredo para o marido dela, Richard (Bill Nighy), e para todos à sua volta.

:: Impressões ::

Algumas vezes nos surpreendemos com o que vemos, lemos ou ouvimos. Principalmente quando a ideia que temos sobre o que nos causa surpresa não exatamente aquilo que foi avistado. Para ficar mais claro, sempre tive vontade de conferir este Notas Sobre um Escânadalo (desde sua participação como um dos concorrentes a estatuetas do Oscar de 2006), contudo fatores diversos me fizeram postergar este momento, enquanto isso minha concepção sobre o que seria o filme foi sendo transformada durante este tempo, sem que pudesse notar. Com isso, mais de cinco anos após a cerimônia do Oscar, consegui conferir a obra dirigida com competência por Richard Eyre (que fora indicado anteriormente ao Oscar por seu trabalho e Iris – que também não conferi -, além do seu último trabalho ter sido o tenso e enigmático O Amante, baseado em obra de Bernhard Schlink, que já teve outra obra sua adaptada para o cinema, O Leitor), que, além de ser basicamente um filme de interpretações – com grande entrega do quarteto de atores principais, composto pelas então indicadas ao Oscar de atriz por este trabalho, Cate Blanchett (de Elizabeth) e Judi Dench (de 007 – Quantum of Solace), como pelo jovem Andrew Simpson e pelo até então conhecido pelos papeis com tons cômicos, Bill Nighy (de Todo Mundo Quase Morto) -, é um denso tratado acerca do comportamento do ser-humano, da capacidade que o mesmo tem para o “mal”, da “tentação” pela violação das regras, além de apresentar um painel de sugestões – na forma com que sua trama é delineada – que abarcam temas complexos e sutis como valores éticos, hipocrisia, arrogância, prepotência, além do tão comum e muitas vezes atropelado sendo do que seria certo e do que seria errado numa existência em sociedade (ponto este que retorna aos pontos valores éticos e hipocrisia, citados a pouco).

Notas Sobre um Escândalo merece uma análise mais longa e aprofundada acerca tanto de seu enredo, quanto das minúncias que o mesmo traz, ao apresentar o conflito entre duas mulheres (de gerações, lugares e criações diferentes), que acabam tendo um envolvimento pelo “acaso”, alimentando assim um sentimento de amor e ódio, com dois pontos de vista distintos, porém ambas dotados de aspectos positivos e negativos, confirmando assim o quão complexo o ser-humano é, mesmo quando acredita que determinada ação a qual está a realizar tem conotação positiva. Esta ação sempre poderá ser vista, interpretada ou refletida de maneira negativa por outrem. Um filme que merece ser visto como consegui, sem nenhum referencial do mesmo em mente, ou com um norteamente completamente distinto do que o mesmo é. Em poucas linhas, uma grande obra, curta em sua metragem (pouco mais de 90 minutos), mas de larga essência.

Elenco: Judi Dench, Kate Blanchett, Andrew Simpson e Bill Nighy.

:: Ficha Técnica ::

Título original: Notes on a Scandal

Gênero: Drama

Duração: 92 min.

Ano de lançamento: 2006

Site oficial: http://www.foxsearchlight.com/NOAS/

Estúdio: BBC Films / UK Film Council / DNA Films / Scott Rudin Productions

Distribuidora: Fox Searchlight Pictures

Direção: Richard Eyre

Roteiro: Patrick Marber, baseado em livro de Zoe Heller

Produção: Robert Fox, Andrew Macdonald, Allon Reich e Scott Rudin

Música: Philip Glass

Fotografia: Chris Menges

Direção de arte: Grant Armstrong e Mark Raggett

Figurino: Tim Hatley

Edição: John Bloom

Efeitos especiais: Cine Image Film Optical Ltd.

:: Trailer ::

:: Links ::

Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema

Fichas do IMDB:

* Cate Blanchett

* Judi Dench

* Bill Nighy

* Richard Eyre (Diretor)

* Bernhard Schlink (Autor da obra literária original)

 

Anúncios
comentários
  1. […] Vistos Filme Clássico: Notas Sobre um Escândalo (2006)Top 10: Os Melhores Filmes Lançados em 2010Filmografia: Mel Gibson (Diretor)V – Segunda Temporada […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s