Steven Spielberg – Além da Eternidade (1989)

Publicado: julho 31, 2011 em Cinema, Grandes Cineastas
Tags:, , , ,
Steven Spielberg nas filmagens de Além da Eternidade (Always), de 1989.


… agora eu sei que o amor que não realizmos é a única dor que fica com a gente aqui (NT.:”paraíso”, “céu”, “limbo”, seja lá qual for sua crença). E a lembrança desse amor não deve fazê-la infeliz pelo resto de sua vida

– Pete (Richard Dreyfuss) à Dorinda (Holly Hunter) em momento climático de Além da Eternidade (Always).

Eles não podiam ouví-lo. Eles não podiam vê-lo. Mas ele estava lá quando precisaram dele… Mesmo depois de já ter morrido” (Frase do cartaz promocional acima).

:: Sinopse ::

Peter Sandich (Richard Dreyfuss) é um aviador que combate incêndios florestais e morre em um acidente. Ao chegar no Paraíso é apresentado a um anjo, que estimula o espírito de Peter a voltar para passar seu know-how para seu jovem sucessor, Ted Baker (Brad Johnson) e para ajudar Dorinda Durston (Holly Hunter), uma orientadora de vôo, a esquecê-lo. Após voltar como uma aparição invisível, Sandich acaba descobrindo que Ted está apaixonado por Dorinda.

:: Impressões ::

Talvez este seja o “menor” filme do diretor Steven Spielberg (menor no sentido de mais despretencioso e intimista), tanto que o mesmo raramente é citado quando se comenta acerca de sua vasta e genial filmografia. Intitulado Além da Eternidade (com o título original, Always, significando Sempre), o filme carrega uma grande carga existencial e metafísica, visto que o grande mote do mesmo é o significado do amor e o arrependimento sentido pelo ser quando este não consegue revelar tudo aquilo que sente. Contudo, engana-se quem pensa que este filme é pesado e triste, visto que Spielberg brilhantemente conduz o longa de maneira tão leve e muitas vezes cômica, tornando assim uma experiência teoricamente triste numa verdadeira ode a vida.

Estrelado por Richard Dreyfuss (que já trabalhou com o diretor anteriormente no clássico Tubarão – em breve comentarei acerca deste), Holly Hunter (de O Piano) e Jonh Goodman (de Os Flintstones), além de contar com uma pequena participação da diva da hollywood clássica Audrey Hepburn (My Fair Lady, Bonequinha de Luxo), Além da Eternidade não é uma obra estupenda, muito menos complexo, entretanto é um belo retrato do sentimento de viver e querer estar vivo, da entrega ao amor e da comprovação de que, um dia todos perdemos alguém que amamos, contudo toda a dor que decorre dessa perda um dia vai embora e com ela volta aquele sentimento de alegria e desejo de viver, onde as boas lembranças da pessoa amada nos acompanhará para Sempre, como o o título do filme já confirma. Um pequeno grande filme do maior cineasta norte-americano do século XX (sim, há controvérsias!).

:: Ficha Técnica::

Elenco: Richard Dreyfuss, Holly Hunter, John Goodman, Brad Johnson e Audrey Hepburn.

Título original: Always

Gênero: Drama

Duração: 122 min.

Ano de lançamento: 1989

Estúdio: Universal Pictures / Amblin Entertainment / U-Drive Productions / United Artists

Direção: Steven Spielberg

Roteiro: Jerry Belson, baseado em estória de Chandler Sprague e David Boehm

Produção: Kathleen Kennedy, Steven Spielberg e Frank Marshall

Música: John Williams

Fotografia: Mikael Salomon

Direção de arte: Christopher Buriam-Mohr

Figurino: Ellen Mirojnick

Edição: Michael Kahn

Efeitos especiais: Industrial Light & Magic

:: Trailer ::

Sem legendas

:: Links ::

– Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema.

Filmografia de Steven Spielberg: Wikipédia.

– Fichas do IMDB:

* Steven Spielberg (Diretor)

* Richard Dreyfuss

* Holly Hunter

* John Goodman

* Audrey Hepburn

* Brad Johnson

Anúncios
comentários
  1. […] Star Trek) juntou-se ao midas do cinema moderno, Steven Spielberg (Contatos Imediatos do 3º Grau, Além da Eternidade, Guerra dos Mundos) e decidiu escrever e dirigir um filme de ficção-científica repleto de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s