:: Sinopse ::

Harry Potter (Daniel Radcliffe) retorna à Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts, para cursar o 5º ano letivo. Logo ele descobre que boa parte da comunidade bruxa foi levada a acreditar que o retorno de Voldemort (Ralph Fiennes) foi uma mentira inventada por Harry, o que põe sua credibilidade em dúvida. Além disto, o Ministro da Magia Cornélio Fudge (Robert Hardy) impõe à escola a presença de Dolores Umbridge (Imelda Staunton), que torna-se a nova professora de Defesa Contra as Artes das Trevas. Acontece que as aulas de Umbridge, apesar de aprovadas pelo ministério, abrangem apenas temas amenos, deixando os alunos despreparados para os perigos dos dias atuais. Incentivado por seus amigos Rony (Rupert Grint) e Hermione (Emma Watson), Harry decide encontrar-se em segredo com um grupo de estudantes, visando a prática de magia. O grupo se autodenomina como a “Armada de Dumbledore”, mas logo passa a ser vista como uma ameaça ao próprio Ministério da Magia.

:: Impressões ::

Infelizmente estaa quinta parte da série, Harry Potter e a Ordem de Fênix, é possivelmente o filme mais chato de toda a série. Arrastado, pouco envolvente e, sobremaneira sem trama a ser contada (pelo menos no que tange ao filme). Primeiro capítulo da saga não roteirizado por Steve Kloves (dessa vez a função coube a Michael Goldenberg) e dirigido por David Yates, egresso da tv inglesa (dentre seus trabalhos estão a minissérie State of Play, que foi adaptada pelo cinema norte-americano em 2010), parece faltar trama as pouco mais de duas horas de projeção do longa, mesmo este sendo o filme com menor duração até então.

O clima de urgência da saga continua a toda, além da tensão crescente que realmente chega ao seu clímax neste filme, contudo é o enredo assim que não agrada, tendo o filme bons momentos apenas pontuais, como no seu início e em sua meia-hora final, contudo o fechamento do mesmo talvez seja o pior de toda a série. Talvez um dos problemas resida na falta de clima durante os momentos tensos passados pelo jovem Harry Potter, que ao invés de deixar o espectador tenso e curioso com o que estava acontecendo com o bruxo, passa a não apreciar ou pelo menos fica indiferente ao que acontece na tela. Visualmente o filme continua bacana, apesar de uma ou outra seqüência já apresentar falhas prematuras (os efeitos do gigante juntamente aos humanos aparenta certo deslocamento, além do excesso de green-screen ser óbvio).

O elenco continua magistral e crescendo sempre de maneira positiva, tanto em quantidade, quanto em qualidade. Nesse filme temos o retorno de figuras como Gary Oldman (que só apareceu através de efeitos-visuais no longa anterior), Emma Thompson (aparece pouco, mas aparece) e David Thewlis, além de contar com a excelente presença de Imelda Staunton, que entrega talvez o personagem mais odiável da série de maneira brilhante (se ela consegue te fazer odiá-la, isso quer dizer que cumpriu seu trabalho muito bm, concorda?).

Por fim, gostaria de falar muito mais acerca de Harry Potter e a Ordem da Fênix, contudo o mesmo infelizmente não me agradou muito, principalmente por ser chato e com um enredo que pouco desenvolve a trajetória de Harry, além de ser o primeiro da série a não contar com grandes tramas e desafios paralelos. Bons momentos existem, como o duelo entre Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) e Dumbledore (Michael Gambon), todas as cenas em que Snape (Alan Rickman) abre a boca, além do treinamento da trupe de Harry Potter, contudo tanto a tal Ordem da Fênix, quanto os Comensais da Morte são pouco mostrados e quando são não têm graça ou profundidade. Uma pena que este episódio tenha sido abaixo da expectativa e, ao contrário do que vinha acontecendo, a saga Harry Potter teve um filme aquém da evolução que vinha desde seu primeiro filme.

*

Caso você não tenha visto minhas impressões sobre os filmes anteriores da franquia, acesse os links abaixo:

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

– Harry Potter e o Cálice de Fogo

*

:: Ficha Técnica ::

Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Michael Gambon, Maggie Smith, Alan Rickman, Robbie Coltrane, Brendan Gleeson, Julie Waters, Imelda Staunton, David Thewlis, Jason Isaacs, Tom Felton, Gary Oldman, Ralph Fiennes e Warwick Davis.

Título original: Harry Potter and the Order of the Phoenix

Gênero: Aventura

Duração: 138 min.

Ano de lançamento: 2007

Estúdio: Warner Bros. Pictures / Heyday Films

Direção: David Yates

Roteiro: Michael Goldenberg, baseado em livro de J.K. Rowling

Produção: David Barron e David Heyman

Música: Nicholas Hooper

Fotografia: Slawomir Idziak

Direção de arte: Alastair Bullock, Gary Tomkins, Andrew Ackland-Snow e Mark Bartholomew

Figurino: Jany Temime

Edição: Mark Day

Efeitos especiais: Industrial Light & Magic / Cinesite / Double Negative / Moving Picture Company / Rising Sun Pictures / The Visual Effects Company / Gentle Giant Studios Inc. / Machine / Framestore CFC

:: Trailers ::

Legendado

Dublado

:: Links ::

Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema

Histórico de Bilheteria (The-Numbers):

* Harry Potter and the Order of the Phoenix

* Série de Filmes

– Posts sobre os filmes anteriores:

* Harry Potter e a Pedra Filosofal

* Harry Potter e a Câmara Secreta

* Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

* Harry Potter e o Cálice de Fogo

Anúncios
comentários
  1. ColorfulCrazy disse:

    Eu gosto muito de Harry Potter, amo mesmo a saga, mas não gostei do Ordêm da Fênix. O Draco Malfoy não apareceu mt e eu amo quando ele aparece e quando fica provocando o Harry, como nos primeiros filmes ele falou “Treinando balé, potter?”, por exemplo. A Umbridge é chata, dá uma raiva dela, o Harry aparece mt nesse filme, eu amo ele, mas ele só aparece. E o Hagrid? Ele nem aparece!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s