:: Sinopse ::

Lorde Voldemort (Ralph Fiennes) é uma ameaça real, tanto para o mundo dos bruxos quanto o dos trouxas. Harry Potter (Daniel Radcliffe) suspeita que o perigo esteja dentro da Escola de Artes e Bruxaria de Hogwarts, mas Alvo Dumbledore (Michael Gambon) está mais preocupado em prepará-lo para o confronto final com o Lorde das Trevas. Dumbledore convida seu colega Horácio Slughorn (Jim Broadbent) para ser o novo professor de Poções, já que Severo Snape (Alan Rickman) enfim alcançou o sonho de ministrar as aulas de Defesa Contra as Artes das Trevas. Paralelamente Harry começa a ter um interesse cada vez maior por Gina Weasley (Bonnie Wright), irmã de seu melhor amigo Rony (Rupert Grint), que também é alvo de interesse de Dino Thomas (Alfie Enoch).

:: Impressões ::

Muitos consideram este episódio como a “comédia romântica” da saga, contudo compreendo que esta afirmação é dotada de um reducionismo estúpido, visto que Harry Potter e o Enigma do Príncipe, apesar de pontuais momentos de namoricos e clima adolescente, é na verdade tão tenso e “dark” quanto os 3 filmes anteriores, talvez até mais. Cada vez torna-se mais necessária uma ofensiva por parte dos bruxos opositores de Lorde Voldemort (Ralph Fiennes), além da responsabilidade do agora bastante crescico Harry Potter, que começa e termina o longa com um sentimento de perda e desesperança engasgada em seu cerne. São ataques e mais ataques a ele e a seus entes queridos, ataques estes que culminam com a morte de uma pessoa essencia à trama de toda a série.

O filme já começa tirando o fôlego do espectador, com uma sensacional e tensa sequencia de perseguição entre os comensais da morte contra Harry e alguns membros da Ordem da Fênix, ação esta que culmina na morte de Olho Tonto (Brendan Gleeson). Em seguida o clima pesado não melhora, visto que é fato que os Comensais da Morte estão em busca de Potte e que o objetivo destes é assassiná-lo. Ao mesmo tempo, com a chegada de um novo professor de Porções, Horário Sludge (Jim Broadbent, de As Crônicas de Nárnia – O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupas) Harry acaba achando um estranho livro que pertencera a um misterioso Príncipe Mestiço (o Half-Blood Prince do título do longa), que o leva a aprender diversas novas poções de forma praticamente perfeita.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe não para nisso, porém contar mais seria inapropriado, pois o filme carrega o espectador através de sua aura de urgência e mistério, aliviando um pouco a barra nos poucos e bons momentos em que os conflitos amorosos aparecem, com direito ao primeiro beijo de Harry nos cinemas. O diretor David Yates aqui consegue desenvolver um filme melhor do que em seu primeiro trabalho, tendo o diferencial de ter pego um script bem melhor (coincidência ou não, o roteirista Steve Kloves voltou ao cargo neste longa) e já estar bem mais a vontade com este universo do que anteriormente. No geral, este sexto filme da série consegue chegar a um equilíbrio que apenas O Prisioneiro de Azkaban havia conseguido até então, isto sem deixar de possuir personalidade e ousadia própria.O filme é condensado, não exagera na metragem, nem é curto em demasia. Transita entre o negro e o branco, mas na verdade possui contornos cinza, além de ser dos poucos da série em que o encerramento – a exemplo do último filme, por exemplo –  não se apresenta bobo, principalmente devido a neste em particular morrer talvez o personagem mais icônico de todo o universo Harry Potter conhecido até então. Foram 6, faltam 1 (isso mesmo, resenha dupla no(s) capítulo(s) final(is). Sem mais… um dos melhores da franquia. Ponto.

*

Caso você não tenha visto minhas impressões sobre os filmes anteriores da franquia, acesse os links abaixo:

Harry Potter e a Pedra Filosofal

Harry Potter e a Câmara Secreta

Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

– Harry Potter e o Cálice de Fogo

Harry Potter e a Ordem da Fênix

*

:: Ficha Técnica ::

Elenco: Daniel Radcliffe, Rupert Grint, Emma Watson, Michael Gambon, Maggie Smith, Alan Rickman, Robbie Coltrane, Brendan Gleeson, Julie Waters, Helena Bonham-Carter, David Thewlis, Jason Isaacs, Tom Felton, Jim Broadbent, Ralph Fiennes e Warwick Davis.

Título original: Harry Potter and the Half-Blood Prince

Gênero: Aventura

Duração: 153 min.

Ano de lançamento: 2009

Site oficial: http://harrypotter.br.warnerbros.com

Estúdio: Warner Bros. Pictures / Heyday Films

Direção:David Yates

Roteiro: Steve Kloves, baseado em livro de J.K. Rowling

Produção: David Barron e David Heyman

Música: Nicholas Hooper

Fotografia: Bruno Delbonnel

Direção de arte: Andrew Ackland-Snow, Alastair Bullock, Molly Hughes, Tino Schaedler, Hattie Storey, Gary Tomkins e Sloane U’Ren

Figurino: Jany Temime

Edição: Mark Day

Efeitos especiais: Industrial Light & Magic / CEG Media / Foreign Office / Double Negative / Gentle Giant Studios / Kerner Optical / Cinesite / Moving Picture Company / Plowman Craven & Associates / Rising Sun Pictures / The Virtual Effects Company

:: Trailer ::

Legendado

Dublado

:: Links ::

Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema

Histórico de Bilheteria (The-Numbers):

* Harry Potter and the Half-blood Prince

* Série de Filmes

– Posts sobre os filmes anteriores:

* Harry Potter e a Pedra Filosofal

* Harry Potter e a Câmara Secreta

* Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban

* Harry Potter e o Cálice de Fogo

* Harry Potter e a Ordem da Fênix

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s