Steven Spielberg – Contatos Imediatos de Terceiro Grau (1977)

Publicado: agosto 27, 2011 em Cinema, Grandes Cineastas
Tags:, , , , , ,

Steven Spielberg nas filmagens de Contatos Imediatos de Terceiro Grau (Close Encounters of Third Kind), de 1977.


Contato imediato de primeiro grau: Visão de um OVNI. Contato imediato de segundo grau: Evidência física. Contato imediato de terceiro grau: Contato” (Frase do cartaz promocional acima).

:: Sinopse ::

Roy Neary (Richard Dreyfuss) é um chefe de família que, ao presentir a chegada de alienígenas, tem o seu comportamento alterado. Como ele diversas outras pessoas sentem a presença extraterrestre e rumam para o local do pouso da nave.

:: Impressões ::

Steven Spielberg tem em seu currículo clássicos do naipe de Tubarão, Os Caçadores da Arca Perdida, E.T. – O Extraterrestre, A Lista de Schindler e Jurassic Park. Contudo, dentre todos os seus filmes, talvez seja Contatos Imediatos de Terceiro Grau o que mais represente, de maneira completa, as características que fazem o trabalho de Spielberg ser tão admirado, reverenciado, marcante e seguido por diversas gerações, seja de fãs, seja de cineastas. Um dos filmes que mais transmitem humanidade ao abraçar o tema extraterrestre/O.V.N.I., Contatos começa como um drama familiar – marca registrada do diretor – para então desenvolver calmamente a trama acerca do contato dos possíveis alienígenas com os terráqueos. A partir dái, temos um destaque maior para o personagem de Richard Dreyfuss (Além da Eternidade), que será nossos olhos no desbravamento desse “novo” universo.

Após a primeira hora, quando a “loucura” parece tomar daqueles que presenciaram o fenômeno extraterrestre, o filme ganha novo fôlego e passa a nos envolver de maneira distinta aquela realidade apresentada até então, culminando num final apoteótico, imagético e belo, onde os destaques residem no comando seguro e voyerístico de Spielberg, na trilha marcante de John Williams e nos até hoje eficientes efeitos visuais.

Raramente um filme com este tema emociona. É mais fácil se assustar, alimentar questionamentos existenciais ou rir de um longa do gênero, contudo Contatos Imediatos de Terceiro Grau rompe esta barreira e consegue envolver o espectador através da mesma curiosidade captada pelo personagem de Dreyfuss, nos inserindo no enredo não mais apenas como telespectador, mas sim como um daqueles que presenciaram esse evento histórico. Um filme atemporal que merece ser redescoberto pelas novas gerações, que comprova mais uma vez o imenso talento do até então inovador realizador Steven Spielberg.

Obs.: É válido destacar a participação do célebre diretor francês da novelle-vaugue, François Truffaut, no filme, dessa vez na função de ator.

:: Ficha Técnica ::

Elenco: Richard Dreyfuss, Bob Balaban, François Truffaut, Teri Garr, Melinda Dillon e J. Patrick McNamara.

Título original: Close Encounters of the Third Kind

Gênero: Ficção Científica

Duração: 132 min.

Ano de lançamento: 1977

Estúdio: Columbia Pictures Corporation / EMI Films Ltd.

Direção: Steven Spielberg

Roteiro: Steven Spielberg

Produção: Julia Phillips e Michael Phillips

Música: John Williams

Fotografia: William A. Fraker, Douglas Slocombe e Vilmos Zsigmond

Direção de arte: Daniel A. Lomino

Edição: Michael Kahn

Efeitos especiais: Future General Corporation

:: Trailer ::

Estendido e Sem Legendas

:: Links ::

Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema

Filmografia de Steven Spielberg: Wikipédia.

Fichas do IMDB:

* Steven Spielberg (Diretor)

* Richard Dreyfuss

* François Truffaut

* Bob Balaban

* John Williams (Compositor)

Anúncios
comentários
  1. […] Impossível 3 e do remake de Star Trek) juntou-se ao midas do cinema moderno, Steven Spielberg (Contatos Imediatos do 3º Grau, Além da Eternidade, Guerra dos Mundos) e decidiu escrever e dirigir um filme de […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s