Há 10 Anos: 15 Minutos (15 Minutes, 2001)

Publicado: setembro 2, 2011 em Cinema, Há X Anos
Tags:, , , , ,

:: Sinopse ::

Emil (Karel Roden) e Oleg (Oleg Taktarov) são dois estrangeiros vindos da Europa Oriental que chegam aos Estados Unidos a fim de receber uma quantia em dinheiro, deixada com um amigo na última vez em que tinham se encontrado. Quando descobrem que ele gastou toda o dinheiro, Emil o mata com Oleg filmando tudo com sua câmera portátil. A partir de então, eles têm uma idéia: fazer de Emil o astro de um filme dirigido por Oleg, onde ele terá que assassinar uma importante pessoa da cidade. E o alvo é justamente Eddie Fleming (Robert De Niro), o mais famoso policial da cidade.

:: Impressões ::

Eis que passaram-se cerca de 10 anos do lançamento do filme 15 Minutos nos cinemas (o longa estreou no mês de março de 2001, nos Estados Unidos) e decidi revê-lo após esse tempo, já que gostei bastante dele uma década atrás, com o objetivo de comprovar se o mesmo envelheceu ou não com o tempo. Sendo assim, após essa revisita pude comprovar que o mesmo envelheceu um pouco, perdendo parte de sua dinâmica e força, principalmente por certa inocência passada através de sua trama “crítica”, além do desfecho heroico padrão do cinema de ação de então (ainda com influência direta da década de 1990).

Estrelado por um já não tão prolífico Robert De Niro e pelo então candidato a galã e astro Edward Burns (O Resgate do Soldado Ryan), 15 Minutos é um divertido filme policial, que traz em sua essência uma eficiente crítica ao jornalismo sensacionalista que busca audiência através da exibição sem medida de programas, matérias e reportagens abordando violência, principalmente ao acompanhar operações policiais, dando ênfase ao sangue e não à história e aos “por ques” em si de tais operações. Apesar de não se aprofundar muito nesse sentido, 15 Minutos consegue entreter sem apelar para o didatismo em suas formulações (não que o filme seja complexo, longe disso).

Um filme despretensioso, que diverte e, mesmo que de forma branda, aponta alguns questionamentos no mínimo interessantes acerca dos limites da imprensa nesses tempos de anúncios milionários e busca por audiência à qualquer custo. Mesmo após uma década, 15 Minutos vale uma conferida. Com certeza não continua tão atual quanto na época de lançamento, entretanto ainda se sustenta e pode ser visto sem medo algum.

É válido destacar também o excelente elenco de apoio, formado por Kelsey Grammer (do seriado Frasier e que viria futuramente  interpretar o personagem Fera, no filme X-Men – O Confronto Final), Kim Cantrall (a Samantha do seriado e dos filmes Sex and the City), Vera Farmiga (que viria ficar “conhecida” muitos anos depois, principalmente após filmes recentes, como Os Infiltrados, O Menino do Pijama Listrado e A Órfã) e uma ponta de Charlize Theron (vencedora do Oscar por Monster). Por fim, o filme já é bacana por si só, mas com o adendo de um elenco desse nível, a coisa se torna ainda mais interessante. Importante registro histórico, principalmente quando revisitamos algo e percebemos elementos que não nos chamavam atenção anteriormente, como o próprio elenco, por exemplo. É óbvio que não é (nem nunca foi) um grande marco da sétima arte, mas diverte e vale a conferida.

:: Ficha Técnica ::

Elenco: Robert De Niro, Edward Burns, Kelsey Grammer, Karel Roden, Oleg Taktarov e Vera Farmiga.

Título original:15 Minutes

Gênero: Policial

Duração:  120 min.

Ano de lançamento: 2001

Site oficial: http://www.15minutesmovie.com

Estúdio: New Line Cinema / Tribeca Productions / New Redemption / Industry Entertainment

Direção: John Herzfeld

Roteiro: John Herzfeld

Produção: Keith Addis, David Blocker, John Herzfeld e Nick Wechsler

Música: Anthony Marinelli e J. Peter Robinson

Fotografia: Jean-Yves Escoffier

Direção de arte: Jess Gonchor

Figurino: April Ferry

Edição: Steven Cohen

Efeitos especiais: Perpetual Motion Pictures

:: Trailer ::

(Sem Legendas)

:: Links ::

Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema

Perfis (Wikipedia)

John Herzfeld (diretor, roteirista e produtor)

Robert De Niro

Edward Burns

Kelsey Grammer

Vera Farmiga

Karel Roden

– Oleg Taktarov

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s