Piloto: Person of Interest (2011)

Publicado: setembro 29, 2011 em Séries, TV
Tags:, , , , , ,

Debutou nesta última semana a mais nova aposta do produtor J.J. Abrams para televisão, a série Person of Interest. Criada por Jonathan Nolan (irmão do cineasta Christopher Nolan e co-responsável pelo roteiro dos filmes Amnésia e Batman – O Cavaleiro das Trevas), a série tem uma temática interessante, visto que lida com a delicada questão do atual excesso de espionagem e a falta de privacidade devido a superexposição através dos diversos aparatos tecnológicos disponíveis hoje, principalmente pós-11 de setembro de 2001, como deixa claro a série. Ou seja, o mote de Person of Interest é o seguinte: como inverter esse paradigma de forma positiva, utilizando estes registros com o intuito do “bem comum”. Sendo assim, é “crível” a trama que envolve um misterioso e rico inventor (Michael Emerson, o Ben Linus de Lost), que utiliza um instrumento secreto que “calcula” quais pessoas podem vir a cometer crimes, através de um sistema que virá a ser apresentado no decorrer do capítulo. Este homem “convoca” um também misterioso e absurdamente talentoso – seja com armas, seja em luta corporal – ex-agente CIA (Jim Caviezel, o Jesus Cristo do filme A Paixão de Cristo, de Mel Gibson), para investigar se realmente a pessoa apontada pelo sistema estará ou não envolvida no crime, visto que a única informação que este divulga é o número do seguro social (CPF, por aqui).

Como citado acima, a premissa parece bastante interessante, visto que mistura tópicos de nossa realidade atual – a insegurança e a desconfiança quanto à falta de privacidade e os avanços tecnológicos no âmbito da espionagem são alvos contínuos de discussão em todo o mundo – com um quê de Minority Report, de Phillip K. Dick, no que se refere ao lançe de identificar o potencial criminoso, é acertada e coerente, na medida do possível para uma obra que em essência quer entreter. Contudo, a julgar por este primeiro episódio, a concepção parece ter se saído melhor do que a realização, visto que este piloto não empolga como deveria, principalmente nos seus primeiros 20 minutos, que são bem lentos e pouco envolventes. Person of Interest só começa a mostrar elementos que geram interesse lá pelo final do segundo ato, justamente quando fornece os detalhes, digamos assim, mais técnicos da engenhoca.

Sendo assim, de certa forma este piloto foi decepcionante, pois o que esperava era algo que fosse de tirar o fôlego e não que gerasse dúvidas quanto a prosseguir acompanhando o seriado ou não. Devido ao bom currículo dos envolvidos nele, que além de Nolan, Abrams, Caviezel e Emerson, conta com o produtor Bryan Burk (também ex-Lost) e com a atriz Taraji P. Henson (O Curioso Caso de Benjamin Button). Talvez tenha havido falta de personalidade no comando do diretor do episódio, David Semel (que já dirigiu episódios das séries House e Heroes, por exemplo) ou mais dinâmica na edição, contudo darei mais uma chance a série para que a mesma possa me mostrar a que veio, já que potencial é o que não parece faltar na mesma.

Person of Interest é exibida às quintas-feiras nos Estados Unidos no canal CBS e tem previsão de estréia no Brasil para o dia 18 de outubro, no Warner Channel.

:: Trailer da 1ª Temporada :: 

Legendado

:: Links ::

Site Oficial: Person of Interest 

Página da série no IMDb 

Fichas do IMDb:

* Jonathan Nolan (criador e produtor-executivo)

* J. J. Abrams (produtor-executivo)

* David Semel (diretor do episódio piloto)

* Jim Caviezel

* Michael Emerson

* Taraji P. Henson

Anúncios
comentários
  1. […] rotina: a cada 6 meses tem que estrear uma série com a assinatura de J. J. Abrams (Lost, Fringe, Person of Interest). A bola da vez é um projeto concebido por uma velha colaboradora de Abrams, a produtora e […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s