Ex Machina Vol. 1 – Estado de Emergência

Publicado: outubro 7, 2011 em Literatura, Quadrinhos
Tags:, , , , ,

:: Sinopse ::

Mitchell Hundred era um engenheiro civil como tantos outros até que um evento muito estranho lhe conferiu poderes especiais e ele se tornou o primeiro super-herói do mundo.  No entanto, cansado de aventuras que não mudavam nada, Mitchell decide que é hora de fazer alguma coisa mais significativa pelo mundo – algo que jamais conseguiu sendo o herói conhecido com A Grande Máquina. Assim, decide concorrer à prefeitura de Nova York e consegue uma vitória esmagadora.

:: Impressões ::

Criação de Brian K. Vaughan, celebrado criador de obras como a graphic novel Os Leões de Bagá (belíssimo, por sinal) e a série Y – O Último Homem, além de ter roteirizado alguns episódios do fenômeno televisivo Lost, apoiada no traço de Tony Harris (Starman, Homem-Aranha: Com Grandes Poderes…), Ex Machina é uma história de conceito revisionista e atual, que abraça pelo menos dois cenários no mínimo interessantes, o “mundo” pós os atentados de 11 de setembro de 2001 e a possibilidade do primeiro e único super-herói da humanidade – o Grande Machina – vir a ser eleito prefeito da cidade de Nova York, após o mesmo evitar a destruição de uma das torres do World Trade Center e revelar sua identidade ao público. A partir desse mote, vamos acompanhando a rotina de Mitchell Hundred (o Ex Machina do título) como prefeito, tomando decisões delicadas e acompanhando a realidade e a complexidade de eventos advindo tanto da situação pós-atentado, quanto a do próprio cargo em si.

São levantadas dúvidas, receios e crises de consciência, inclusive com antigos amigos da época em que Hundred atuava como vigilante. Um aspecto interessante do enredo é que o mesma vai se desdobrando de forma não linear, entrecortando os primeiros meses de sua gestão à elementos do seu passado como herói, tornando assim a narrativa ágil e interessante, apostando nos subtextos complexos, enquanto apresenta uma história linear e objetiva,  na medida do possível, claro.

Ex Machina – Estado de Violência reúne as primeiras 5 edições da já concluída série, publicada originalmente pelo selo Wildstorm nos Estados Unidos. Com elementos de ação, crítica político-social e ficção-científica, esta série, apesar deixou uma excelente impressão ao final dessa primeira compilação, trazendo grande expectativa para as edições seguintes. É verdade que o que foi apresentado não foi mais do que uma apresentação a esse cenário, contudo o mesmo serviu como alicerce a proposta de Vaughan e Harris, deixando então à expectativa para o desenrolar do mandato de Mitchell Hundred nas páginas de Ex Machina, que abarcará todo o seu mandato como prefeito da Big Apple. A série não é um cabedal de complexidade ou inventividade, mas sim um painel criativo e interessante, que entretém enquanto pincela alguns temas que podem (ou não) gerar algum questionamento mais aprofundado. Que venham os próximos volumes.

Obs.: É válido destacar o glossário disponível ao final da história e que foi elaborado pela Panini Comics, visando auxiliar a compreensão do leitor devido a imensidão de referências contidas no texto de Brian K. Vaughan.

*

Ex Machina – Estado de Violência é um relançamento da Panini Comics no formato encadernado, reunindo as 5 primeiras edição (um arco fechado) da série norte-americana, num total de 148 páginas.

:: Links ::

Sinopse: Universo HQ 

Biografia de Brian K. Vaughan: Wikipédia / Panini Comics

Biografia de Tony Harris: Wikipédia 

– Site da Panini Comics 

Anúncios
comentários
  1. […] – tanto isto é verdade que dois personagens que ganharam um destaque considerável em “Estado de Emergência“, Kremlin, antigo fornecedor de equipamentos de Hundred quando este atuava como […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s