Livro: Noturno (2009)

Publicado: outubro 25, 2011 em Literatura, Romances
Tags:, , , , ,

Muito bacana o primeiro livro da Trilogia da Escurdião, escrito a quatro mãos pelo cineasta Guillermo Del Toro (do premiado O Labirinto do Fauno e da adptações cinematográficas dos quadrinhos de Hellboy) e pelo romancista Chuck Hogan (autor de Prince of Thieves, que foi recentemente adptado para o cinema sob a direção do também ator Ben Affleck, com o título de The Town, sendo Atração Perigosa no Brasil), publicado originalmente em 2009. Intitulado Noturno, tem tudo aquilo que faz o leitor devorar páginas e mais páginas sem perceber o tempo passar. A trama do livro passa pelo universo dos vampiros, mas quem conhece parte da filmografia de Del Toro (além das obras de Hogan) sabe que nada que sai de sua mente é assim comum.

Eis a sinopse do livro:

Um boeing 747 vindo de Berlim chega ao aeroporto JFK, em Nova York, e, subitamente, para na pista com todas as cortinas abaixadas, luzes apagadas e o sistema de comunicação em pane. Uma equipe de emergência cerca o avião e observa, incrédula, aquele caixão branco gigante em contraste com o céu noturno. O que se vê lá dentro é uma cabine similar a um túmulo onde todos parecem mortos. O alarme se transforma em terror quando se descobre que este misterioso acontecimento é apenas o primeiro de uma invasão que se estenderá por todo o planeta, uma onda sinistra que ressuscita os medos mais ancestrais da raça humana e dá início a uma sangrenta batalha entre homens e vampiros.

Está em Noturno o cotidano atual reconhecível, contudo quando um estranho evento tem início num aeroporto, a tranquilidade da cidade de Nova York é posta a prova. Personagens distintos como um estrangeiro europeu sobrevivente da II Guerra e especialistas do Centro de Controle de Doenças são entrecortados junto aos seres da escuridão, que, como adiantado acima, não são exatemente aquelas figuras que estamos acostumados a reconhecer como vampiros. Sendo assim, nada de vampiros semelhantes aos da série Crepúsculo,de Stephenie Meyer ou das Crônicas Vampirescas, de Anne Rice, por exemplo. As criaturas apresentadas aqui são o oposto do humano, são brutas e anômalas, a antítese do considerado natural aos olhos do homem.

Guillermo Del Toro (acima) e Chuck Hogan.

Com um clima bacana e um ritmo bem empregado, inclusive com subcapítulos curtos que facilitam a leitura do livro a qualquer tempo livre do leitor, Noturno é o típico trabalho que evolui conforme sua função de ambientação é cumprida e o mesmo passa a realmente desenvolver o enredo, “concluindo” com um gancho bacana, que não nega a influência cinematográfica (por sinal acho que o livro daria uma excelente série de TV). Sei que o mercado está fervendo e não faltam bons títulos do gênero, contudo, para aqueles que estão se perguntando o que deveriam ler e curtem o estilo, tanto de Del Toro quanto de Hogan, mas também apreciam autores como Stephen King e até mesmo H. P. Lovecraft (do qual Del Toro é fã confesso), além de séries como Lost e The Walking Dead (pelo clima empregado, não pela similaridade na trama) indico a visita. Por enquanto só saíram as duas primeiras partes da Trilogia da Escuridão por aqui, através da editora Rocco, mas não deve demorar para ser publicado o tomo derradeiro.

:: Links ::

– Sinopse extraída do site da Livraria Cultura

Ficha do IMDb:

* Guillermo Del Toro

* Chuck Hogan

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s