Eis que mais uma jornada se completa e, à uma semana da estreia da segunda temporada da série Game of Thrones, concluo mais um livro das Crônicas de Gelo e Fogo, A Fúria dos Reis, que dá prosseguimento a saga iniciada em A Guerra dos Tronos. Deixando um pouco de lado os conflitos políticos, pelo menos no que se refere aos bastidores e ao “planejamento” das intrigas, este segundo tomo apresenta o início do conflito bélico para o domínio dos reinos que formam Winterfell, numa batalha suja e violenta, onde quatro importantes personagens se digladiam pelo “direito” ao título de rei.

Apesar de seguir a estrutura iniciada no primeiro livro, A Fúria dos Reis tem características próprias, estabelecendo mais detalhes a mitologia do universo criado por George R. R. Martin e, afora a grande guerra – óbvio cenário do livro -, o grande destaque do livro é o aprofundamento dos objetivos e motivações desses quatro candidatos ao trono, além dos diversos candidatos ao comando de demais “províncias”.

Martin continua dominando o leitor como poucos, visto que apesar de ter escrito um verdadeiro calhamaço (este volue contém cerca de 620 páginas), em nenhum momento a narrativa apresentada soa cansada  ou desnecessária (no máximo a descrição da batalha naval, nos capítulos finais do livro, que não são mal elaboradas, mas que ferem um pouco a objetividade apresentada no primeiro livro, que preferia não descrever conflitos, mas apenas citá-los a posteriori), pelo contrário, a cada novo capítulo a vontade de continuar a degustar o livro só aumenta.

De um início onde somos jogados a um novo “pacote” de personagens, passando por um miolo angustiante e triste, e concluindo com um clima amargo e sem muita esperança – de certa forma anticlimático, ao contrário do final de A Guerra dos Tronos -, A Fúria dos Reis é uma sequência nivelada ao livro primeiro,  que evolui a história de maneira eficiente e pontual, solucionando alguns pontos do volume anterior, enquanto expõe novos dilemas neste complexo jogo de tronos, que, apesar da suspeita de decisão apresentada ao final do livro, está longe de terminar. Agora, resta acompanhar a versão para TV e torcer para que esta seja tão competente – em fidelidade e adaptação a nova mídia – como fora a sua primeira temporada. A partir do próximo dia 1º de abril saberemos e, com isso, prosseguirei na missão de registrar, capítulo a capítulo, minhas impressões acerca deste agora bastante esperado evento.

Para quem deseja sentir um gostinho, logo abaixo está disponível um vídeo que resume o que aconteceu na primeira temporada e introduz a segunda. Confira já:

Game of Thrones – You Win or You Die [promo video]

 

:: Links ::

A Guerra dos Tronos (Livro)

Game of Thrones – 1ª Temporada:

* 01. The Winter is Coming

* 02. The Kingsroad

* 03. Lord Snow

* 04. Cripples, Bastards and Broken Things

* 05. The Wolf and the Lion

* 06. A Golden Crown

* 07. You Win or You Die

* 08. The Pointy End

* 09. Baelor

* 10. Fire and Blood

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s