Game of Thrones – 2ª Temporada: 2×06. The Old Gods and the New

Publicado: maio 13, 2012 em Séries, TV
Tags:, , , , , , ,

O que dizer do começo eletrizante deste episódio? Apesar de escrito por uma mulher (Vanessa Taylor), em The Old Gods and the New não houve sangue poupado, com o caminhar cada vez mais rápido de Theon Greyjoy ao “lado de negro da força”, por assim dizer e a cada vez mais tensa luta pelo trono de Westeros. Deixando um pouco de lado os acontecimentos em Winterfell – mas, falando em violência, o que dizer do ataque ao rei Joffrey e a tentativa de estupro da jovem Samsa Stark? Visceral e tenso -, este sexto episódio da segunda temporada deu um destaque mais acentuado aos dois extremos – tanto geograficamente, quanto no aspecto climático – de Westeros, enfocando com mais cuidado à saga de Jon Snow, que parte junto a Qhorin Meia Mão numa expedição onde acabam por capturar uma selvagem, que devido a displicência de Snow, acaba conseguindo fugir, dando trabalho para o mesmo recapturá-la. Apesar de levemente distante dos acontecimentos da obra original, as mudanças ocorridas aqui não chegam a descaracterizar a obra original, contudo deixam Jon Snow um tanto menos inteligente do que aparentava. Do outro lado, temos a luta da khaleesi Daenerys Targaryen para conseguir navios, com o intuito de retornar aos sete reinos e reconquistar o trono (de acordo com um dos personagens, conquistar, pois o mesmo nunca foi da mesma. Uma sacada brilhante, rechaçada como retórica por Dany). Entretanto, após as infrutíferas negociações, Dany acaba descobrindo que seus filhos dragões foram sequestrados, cena esta que finaliza o episódio com um grande ponto de interrogação, nesta que registra outra das grandes mudanças (leia-se: adaptações) entre a obra literária e a televisiva.

Apesar de não ter tanto destaque, outra personagem que ganhou um espaço interessante foi Arya Stark. Vendo-se acuada, a jovem lobo acaba por solicitar mais uma vez a ajuda do misterioso Jaqen H’ghar, culminando em outra sequência eletrizante, que apesar de bem bolada, também difere bastante dos acontecimento do livro.

Entretanto, apesar dos últimos episódios da segunda temporada de Game of Thrones ter começado a tomar caminhos muitas vezes distintos dos vistos no livro, muitas vezes eliminando personagens e readaptando outros para o lugar daqueles, ou até mesmo criando novas situações dramáticas, apoio tal decisão, até por que quem leu a obra escrita tem a oportunidade de ser surpreendido tanto quanto àqueles que só acompanham a série, dando assim momentos de ineditismo aos fãs da literatura de George R. R. Martin. Sendo assim, apesar de ter aspectos modificados – tanto em ordenamento, quanto em estrutura dos eventos -, a série continua excelente, até por que tais modificações foram executadas com maestria, agregando ao invés de diminuir a obra original.

:::

Ainda não viu minhas impressões sobre os episódios anteriores? Veja agora:

Episódio 1, temporada 2The North Remembers

Episódio 2, temporada 2: The Night Lands

Episódio 3, temporada 2: What is Dead May Never Die

Episódio 4, temporada 2: Garden of Bones

Episódio 5. temporada 2: The Ghosts of Harrenhall

Anúncios
comentários
  1. […] Game of Thrones – 2ª Temporada: 2×06. The Old Gods and the New […]

  2. […] Game of Thrones – 2ª Temporada: 2×06. The Old Gods and the New […]

  3. […] Game of Thrones – 2ª Temporada: 2×06. The Old Gods and the New […]

  4. […] Game of Thrones – 2ª Temporada: 2×06. The Old Gods and the New […]

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s