Em DVD: Querido John (2010)

Publicado: dezembro 18, 2010 em Cinema, Em DVD/Bluray

:: Sinopse ::

John Tyree (Channing Tatum) é um jovem soldado que está em casa, licenciado. Um dia ele conhece Savannah Curtis (Amanda Seyfried), uma universitária idealista em férias por quem se apaixona. Eles iniciam um relacionamento, só que logo John precisará retornar ao trabalho. Dentro de um ano ele terminará o serviço militar, quando poderão enfim ficar juntos. Neste período eles trocam diversas cartas, onde cada um conta o que lhe acontece a cada dia.

:: Impressões ::

O escritor norte-americano Nicholas Sparks é bastante cultuado no momento, em grande parte pelo público feminino. O mesmo, além da massiva produção de romances (Sparks publica quase anualmente um novo trabalho) possui diversas adaptações de suas obras para o cinema. Sendo assim, conheci o autor através destas versões cinematográficas, visto que nunca li nenhum de seus livros. No caso dos filmes, confesso que não sou um grande entusiasta de suas histórias (assisti a todas as versões, à exceção da mais recente, A Última Música), tendo apenas gostado de Diário de uma Paixão (The Notebook), lançado originalmente em 2004, que é dotado de uma sensibilidade encantadora e agora desse Querido John (Dear John), lançado nos cinemas no início do corrente ano e já disponível para locação e venda (sim, acho insuportável o grande queridinho Um Amor para Recordar – considero-o uma obra simplista, maniqueísta, rasa e absurdamente idealizada, mesmo para um romance barato de verão e Noites de Tormenta é apenas razoável).

Estrelado por dois jovens talentos surgidos no final dos anos 2000 em Hollywood, Channing Tatum (visto em produções ecléticas como Santos e Demônios, Veia de Lutador, G.I. Joe – A Origem de Cobra e Stop Loss) e Amanda Seyfried (que surgiu em Mamma Mia! – O Filme, participou do horrível Garota Infernal e co-estrelou o bom thriller O Preço da Traição, de Atom Egoyan, além do romântico Cartas para Julieta, dividindo a tela com o mexicano Gael Garcia Bernal), Querido John é um produto extremamente cativante, já que se apresenta como um filme romântico que transparece dramaticidade e é carregado de personagens bem construídos, que vivenciam arcos dramáticos bastante interessantes ao objetivo final da trama. Dirigido pelo veterano diretor sueco Lasse Hallström (do excelente Regras da Vida), Querido John é um filme crível, que não procura idealizar a idéia de amor à distância, apostando sim na complexidade desse universo tão distinto universo, que não é regra comum para a grande maioria dos casais, visto que grande parte dos mesmos são rompidos ao menor sinal de afastamento geográfico por um longo período de tempo (não estou contando relacionamentos consumados, como casamentos, mas sim namoros, já que este é o universo tratado pelo longa). Outro ponto positivo é que, apesar de claramente serem de universos opostos (a garota vive num nível social muito mais elitista do que John), esta situação é simplesmente sugerida, nunca sendo pauta de confronto ou discussão no filme, que prefere enfocar no que realmente importa: a distância do relacionamento. Um outro aspecto interessante é o retrato pré e pós os atentados terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos, onde vemos alguns momentos delicados vividos pelo exército americano, já que o personagem de Tatum é um soldado.

Hallström caiu como uma luva neste filme, visto que o mesmo é conhecido pela sensibilidade e competência com que compõe suas obras (basta olhar sua filmografia), sendo assim ele conduz com sutileza diversas cenas que pontuam tanto o ápice do relacionamento entre John (Channing Tatum) e Savannah (Amanda Seyfried). Contando também com as boas participações de Henry Thomas (o eterno garotinho do filme E.T. – O Extraterrestre, de Steven Spielberg) como o tio de Savannah e de Richard Jenkins (indicado ao Oscar de melhor ator pelo filme O Visitante), como o pai supostamente autista de John (em mais uma atuação bastante introspectiva de Jenkins, à exemplo daquela que o fez ser indicado ao Oscar), Querido John é um filme bonito, simples em sua concepção, mas dotado de sutilezas que projetam no espectador momentos de reflexão, principalmente quando levanta questões como acerca da imaterialidade/relatividade do tempo e que os momentos, tanto os bons quanto os ruins não são eternos. Dessa forma, visto que este filme consegue emocionar e ensinar (fato raro em obras do gênero) ao mesmo tempo, coloco-o lado a lado com o já citado Diário de uma Paixão como os melhores filmes baseados em obras de Nicholas Sparks. E, para quem nunca assistiu à nenhuma das adaptações cinematográficas do autor, fica aqui a dica para ver apenas estas duas obras citadas, já que as outras não possuem o mesmo potencial.

Obs.: Fique tão empolgado com Querido John que decidi preparar uma postagem comentando alguns dos melhores filmes românticos que vi até agora nestes quase 24 anos de existência. Em breve começarei a publicar meu “My Personal Romantic Movies List Ever”. Aguardem!

Elenco: Channing Tatum, Amanda Syefred, Richard Jenkins e Henry Thomas.

:: Extras ::

O DVD possui os seguintes extras: 12 Cenas Deletadas e Alternativas, Final Alternativo, Erros de Gravação, Entrevista com Channing, Amanda e Lasse, além de quatro documentários: o primeiro mostra a concepção do design de produção/direção de arte do filme, intitulado “Transforming Charleston”, que enfoca a criação de diversas localidades mostradas, como o Afeganistão, Alemanha e África; o segundo, “Military in Movies: Dear John’s Military Advisors”, apresenta como funcionou a consultoria do exército para o filme; em seguida é mostrado um relato de um colecionador de moedas que deu suporte ao filme, principalmente ao personagem interpretado por Richard Jenkins, que coleciona moedas. Este segmento é intitulado “Mr. Tyree, the Mule, and Benny Dietz; por fim, “The Story of Braeden Reed” é um documentário com cerca de 30 minutos de duração acerca de Braden Reed, um garoto autista que interpreta um garoto autista no longa, mostrando relatos das diversas pessoas envolvidas a ela no filme, desde comentários de superação até mesmo de aprendizado por parte destes através de sua relação com o garoto. O DVD também possui alguns trailers de outras produções da Sony Pictures / Columbia Pictures.

:: Ficha Técnica ::

Título original: Dear John

Gênero: Romance

Duração: 105 min.

Ano de lançamento: 2010

Site oficial: http://www.queridojohn.com.br

Distribuidora: Sony Pictures Releasing

Direção: Lasse Hallström

Roteiro: Jamie Linden, baseado no livro de Nicholas Sparks

Produção: Marty Bowen, Wyck Godfrey e Ryan Kavanaugh

Música: Deborah Lurie

Fotografia: Terry Stacey

Direção de arte: Mark Garner

Figurino: Mark Garner

Edição: Kristina Boden

:: Trailer ::

:: Links ::

Sinopse e Ficha Técnica: Adoro Cinema.

Biografia de Nicholas Sparks: IMDB.

Filmografia de Lasse Hallström: IMDB.

Filmografia de Channing Tatum: IMDB.

Filmografia de Amanda Seyfried: IMDB.

Trailer: Diário de uma Paixão (YouTube).

comentários
  1. […] havia conferido a adaptação cinematográfica de Querido John antes de ler este livro e, apesar de achar o filme mais eficiente do que a obra literária, […]

Deixe um comentário